C.A.M. SA

Jun 12

Ford Focus recebe novo pack opcional com diferencial autoblocante

A Ford lançou um novo pack opcional para o seu desportivo compacto Focus RS, o qual se destaca pela oferta de uma capacidade de tração superior graças à utilização de um diferencial autoblocante mecânico Quaife no eixo dianteiro.


O pack opcional do Focus RS Pack contará ainda com um estilo único, incluindo a cor exclusiva do Focus RS Nitrous Blue com detalhes exteriores a preto e assentos em dois tons.


O pack opcional do Focus RS é a mais recente oferta da Ford Performance, que recentemente apresentou no Salão Automóvel de Genebra de 2017 toda a sua gama actual. Confirmando o seu compromisso com a Ford Performance na Europa, a Ford nomeou Leo Roeks na recém-criada posição de Director Ford Performance para a Europa.


“O nosso novo pack opcional Focus RS representa performance acessível ao melhor nível,” disse Roeks. “Melhorar a dinâmica de condução líder no seu segmento do Focus RS não foi uma tarefa pequena, mas os nossos engenheiros da Ford Performance desenvolveram uma transmissão capaz de tirar o máximo partido das prestações do motor EcoBoost de 350 CV”, acrescentou este responsável.


O LSD mecânico limita o binário do motor enviado a uma roda que reduziu a tração no piso da estrada e redistribui binário para a roda com mais tração para neutralizar o patinar que pode dificultar a aceleração e a estabilidade. Este elemento trabalha em conjunto com outras funcionalidades próprias do Focus RS, como o de Tração Total Ford Performance, que faz variar a distribuição de binário da frente para trás para se ajustar à situação de condução de cada momento, monitorizando a informação prestada pelos sensores do veículo 100 vezes por segundo e enviando um máximo de 70 por cento do binário para o eixo traseiro.


São ainda tidas em conta as informações dos sistemas de Vetorização Dinâmica do Binário (que utiliza conjuntos de embraiagens controlados electronicamente no eixo traseiro para enviar até 100 por cento do binário disponível a qualquer das rodas traseiras e pode mudar de um lado para o outro em apenas 0.06 segundos) e do Controlo Vectorial do Binário (embora assemelhando-se à anterior, esta aplica automaticamente pequenas quantidades de força de travagem para limitar o patinar no eixo dianteiro).


O pack opcional do Focus RS conta com modos de condução que incluem o primeiro Modo Drift da indústria para sobreviragens controladas em circuito, Controlo de Arranque para o melhor desempenho na linha de partida e uma aceleração de 4,7 segundos dos zero aos 100 km/h.


Também de série são as jantes de liga leva de 19” em preto de baixo brilho com centros RS, mais sólidas e resistentes a impactos, as pinças de travões monobloco Brembo de quatro pistões com acabamento em azul com o logo Brembo e os bancos Recaro com detalhes exclusivos em couro Nitrous Blue.


Fonte: revistacarros.sapo.pt